Fichas de avaliação CAPES
Link para as fichas das últimas avaliações.
Auto-Avaliação
Texto da auto-avaliação
Acompanhamento de egressos
Uma grande parte dos discentes egressos do PROURB participa em cursos de graduação (na condição de professores permanentes), principalmente aqueles localizados no Rio de Janeiro (cidade e estado), mas também em Minas Gerais, Espírito Santo e Maranhão, na Paraíba, em Rondônia, no Tocantins e em outros países, como Colômbia, Bolívia, México, Dinamarca e Bélgica. Cabe registrar que alguns ocupam lugar de destaque e cargos de responsabilidade acadêmica nas suas universidades como a Pró-reitoria de Graduação da Universidade Estácio de Sá, e nos cursos de graduação, como, por exemplo, a Direção do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Estadual do Maranhão, a Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da PUC-Rio, a Sub-Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, a Chefia de Departamento na Universidade Estadual do Maranhão e a representação de sua Faculdade na Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo – ABEA. Outros egressos ocupam posição de representatividade no campo da arquitetura e urbanismo, como por exemplo, a Presidência Nacional do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). Vale destacar que 3 (três) outros egressos do Programa ocuparam o cargo de Presidente do IAB/RJ anteriormente. Além da presidência deste órgão, temos um egresso como vice-presidente do IAB/RJ e três outros egressos no Conselho Deliberativo do órgão. Além disso temos dois egressos exercendo cargos de diretoria no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RJ).
Ressalta-se ainda que muitos egressos encontram-se em funções de destaque em órgãos municipais e federais ou na atividade profissional privada. Destacamos a Superintendência Regional do IPHAN, Caixa Econômica Federal (superintendente), BNDES, superintendências e assessorias em secretarias municipais e estaduais. Muitos ocupam diversos cargos técnicos. No recente concurso público promovido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, Morar Carioca, voltado à reurbanização de favelas, havia nas várias equipes selecionadas integrantes ou mesmo coordenadores de equipes que eram egressos do programa.
Nossos alunos egressos, tanto do mestrado como do doutorado, atuam como docentes efetivos nas seguintes escolas de arquitetura e urbanismo: UFRJ, UFF, UFES, UFJF, UFV, UFPB, UFSJ, UFBA, PUC-RIO, Instituto Metodista Bennett, UNESA, Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB/Volta Redonda). Alguns egressos estão atuando em IES estrangeiras com destaque para: Universidade Católica Leuven (Bélgica), Universidade de Aalborg (Dinamarca), Universidad Autonoma de Ciudad Juaréz (México), Universidad Mayor de San Simon (Bolívia), e Universidade Piloto de Colômbia, (Colômbia). Além disso, temos egressos atuando como professores substitutos na UFRJ, na UFF, na UGF, na UNIPLI e em outras escolas no Estado do Rio de Janeiro.
Ao final de 2012 foi realizada uma atualização do acompanhamento dos egressos do PROURB e sua inserção profissional. Do total verificado, 100% de nossos egressos, tanto no Mestrado quanto no Doutorado estão inseridos no mercado de trabalho, havendo uma expressiva maioria de egressos atuando no ensino superior. O universo total de egressos do curso de mestrado em urbanismo do PROURB é de 176 titulados. Deste total, obtivemos informações de 97% dos egressos. Na contabilização geral obtivemos o seguinte número de egressos por atividade realizada:
– Ensino em universidades de ensino públicas: 50 (28%)
– Ensino em instituições de ensino privadas: 29 (16%)
– Ensino em instituições de ensino estrangeiras: 9 (5%)
– Órgãos públicos nacionais: 37 (21%)
– Órgãos públicos internacionais: 2 (1%)
– Pesquisador/Bolsista em universidade pública: 4 (2%)
– Empresas privadas com atuação em arquitetura e urbanismo: 35 (20%)
– Associação sem Fins Lucrativos – 2 (1%)
– ONG – 1 (1%)
– Outra: 1 (1%)
Observa-se que o foco das atividades dos egressos do curso de mestrado encontra-se dividido em três eixos afins: o ensino em IES públicas, privadas e estrangeiras (88 egressos – 50%), os órgãos públicos nacionais e internacionais (39 egressos – 22%) e as empresas privadas ligadas ao urbanismo (20%). Uma parte expressiva seguiu para o doutorado, titulando-se doutor, e outra encontra-se realizando doutoramento, sendo que destes uma boa parte realizou seu estudo de doutoramento em nosso programa.
O universo total de egressos do curso de doutorado do PROURB é de 67 titulados. Neste quadro, foi possível levantar a atuação atual de 66 egressos (99% do universo total).
Abaixo o resultado:
– Ensino em universidades de ensino públicas: 44 (67%)
– Ensino em instituições de ensino privadas: 5 (8%)
– Ensino em instituições de ensino estrangeiras: 6 (9%)
– Órgãos públicos nacionais: 7 (10%)
– Empresas privadas com atuação em arquitetura e urbanismo: 3 (5%)
– Associação sem Fins Lucrativos – 1 (1%)
Observa-se que os egressos de doutorado dedicam-se majoritariamente ao ensino superior (84%), sendo que destes 67% atuam em IES públicas 8% em IES privadas (8%) e 9% em IES estrangeiras. Uma pequena parte está inserida em órgãos públicos nacionais em atividades ligadas à área de arquitetura e urbanismo (10%), e apenas 3% atuam em empresas privadas. Essa pesquisa demonstra que o Programa vem formando doutores para o ensino superior, notadamente para as universidades públicas, cumprindo com qualidade seu papel de nucleação.