Este projeto de pesquisa enfoca os processos de transformação ocorridos nas grandes cidades, na modernidade e na contemporaneidade a partir da investigação dos modos de vida, dos sistemas de referência e das escala de valores vigentes no ambiente construído. O termo modernidade é subentendido em seus aspectos históricos, sociais, artísticos e conceituais no âmbito maior da cultura. A implantação da modernidade e a passagem para a contemporaneidade são investigadas a partir das especificidades da arquitetura no Brasil e também no confronto e nas semelhanças com os processos internacionais.
A metodologia aplicada busca reminiscências, vestígios e configurações do passado, que atualizados elucidam aspectos da contemporaneidade. A avaliação a partir do ponto de vista da cultura é realizada segundo a ótica da continuidade, centrada no individual e no particular, e não em estruturas e padrões apriorísticos. Desta maneira, os aspectos arquiteturais são considerados absolutamente relevantes para a compreensão do tema, considerando-se que a arquitetura é ela mesma uma construção cultural.
Os objetos de estudo englobam tanto as edificações e entornos de instituições com fins de divulgação e programação cultural em si, como aquelas que independentes de seus usos, têm valor cultural, por constituírem-se em sistemas de valores de sua sociedade.Arquitetura e Cultura: Transformações Urbanas Modernas e Contemporâneas