Áreas de concentração
Os cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado em Urbanismo possuem duas áreas de concentração:
A. História e Teoria do Urbanismo
B. Projeto Urbano.
Linhas de pesquisa
A pesquisa no programa se organiza a partir de cinco linhas de pesquisa:
Ambiente Urbano e Paisagismo
Linha de pesquisa que investiga a qualidade do ambiente urbano, especialmente as questões relativas ao paisagismo, às áreas verdes públicas, à sustentabilidade ambiental, ao conforto ambiental, ao saneamento ambiental e à degradação ambiental urbana.
Professores atuantes; Pesquisas ativas
Assentamentos Populares e Habitação
Linha de pesquisa que investiga as questões relativas aos assentamentos informais (favelas, loteamentos irregulares, invasões) e temas ligados à habitação social e popular e afins, como, por exemplo, governança e provisão dos serviços públicos para a baixa renda.
Professores atuantes; Pesquisas ativas
Estrutura, Morfologia e Projeto do Espaço Urbano
Linha de pesquisa que investiga a dimensão físico-territorial da problemática urbana, especialmente as questões relativas à estruturação e à morfologia do espaço urbano bem como temas ligados ao projeto urbano.
Professores atuantes; Pesquisas ativas
Gráfica Digital, Representação e Urbanismo
Linha de pesquisa que investiga as novas possibilidades de representação e de fabricação digital e seu papel transformador na concepção do projeto e nas metodologias da pesquisa urbana.
Professores atuantes; Pesquisas ativas
História da Cidade e do Urbanismo
Linha de pesquisa que investiga as questões relativas à formação e desenvolvimento das cidades, a história do pensamento urbanístico e suas proposições teóricas e metodológicas.
Professores atuantes; Pesquisas ativas
Grupos de pesquisa
O PROURB tem desde seu início a tradição do trabalho de pesquisa em grupos. Todos os docentes do programa participam de atividades de pesquisa. Nove grupos são cadastrados e consolidados no cnpq e certificados pela ufrj. Tais grupos foram criados entre 1991 e 2004, demonstrando a maturidade da pesquisa no programa. Desde o início do programa, os projetos de pesquisa reúnem um número expressivo de pesquisadores pós-doutores, recém-doutores, com apoio da FAPERJ, do CNPq e da CAPES. Recebemos também pesquisadores colaboradores, além de bolsistas de iniciação científica e de apoio técnico. Todos os projetos de pesquisa recebem apoio financeiro de diferentes agências de fomento em diferentes modalidades (bolsas de ensino & pesquisa e auxílios financeiros). Um número expressivo de pesquisas recebe regularmente apoio direto do CNPq e da FAPERJ (editais de auxilio à pesquisa) e também apoio e recursos provenientes de convênios de intercâmbio institucionais através de outros financiadores.
Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq
Para conhecer cada um dos núcleos e laboratórios do PROURB, acesse os links abaixo: